MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

quinta-feira, 31 de março de 2011

CREDIBILIDADE

21 / 2 / 2011



Na última pesquisa de opinião feita no Brasil por especialistas da área de informação, as duas classes que apresentaram maior índice de credibilidade foram as Forças Armadas e a Igreja.


Uma das mais desacreditadas foi a classe política, em geral, e os partidos políticos, especificamente.


Nem é preciso explicar as razões do descrédito que a classe política em nosso país é merecedora. Os fatos são, infelizmente, quase que diários.


A grande vilã dessa situação é a mentira.


Ela é conseqüência de um desvio de caráter, que pela sua repetição e até por existirem pessoas influentes que fazem dela sua arma, tem se tornado um hábito e quase não é mais combatida...


Jesus Cristo deu a seus discípulos a missão principal de divulgar as Boas Novas de Salvação – O Evangelho – a toda criatura.


Nós somos seus herdeiros e sucessores, com direitos e deveres.


A responsabilidade que temos é muito maior que qualquer outra pessoa possa ter, por tratar-se de questão de vida ou morte – morte eterna ou vida eterna. Se nossa vida não é compatível com o que apregoamos, é vão o nosso discurso, por mais eloqüentes que possamos ser.


Como falar do Amor de Deus pelas criaturas, se somos indiferentes a elas e às suas carências?


Como dizer que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, se nosso caminho é tortuoso, proferimos mentiras, nossa vida é uma farsa?


Como irão acreditar no que dizemos, se não vivemos o que pregamos?


Como dizia um apresentador, num antigo programa de televisão:


“ A palavra é: EXEMPLO!”

IMPOSTOS

14 / 02 / 2011

Desde o tempo do Brasil colônia que o povo brasileiro tem cultivado uma postura de resistência a pagamento de impostos e tributos.


Talvez a maior demonstração desta resistência tenha sido o episódio chamado pelos historiadores de Inconfidência Mineira, de triste memória...


Realmente, ninguém fica feliz em pagar imposto ou tributo, mesmo que imagine que ele possa ser bem aplicado, em benefício da coletividade....


O que não é possível negar, todavia, é que sonegar imposto é uma forma de apropriação indébita, ou dizendo claramente, furto.


A intenção de colocar Jesus Cristo num dilema estava clara na pergunta que lhe foi feita: “É licito pagar tributo a César?”( Mateus 22:17)


Para o judeu, concordar era admitir o senhorio do imperador romano; negar o pagamento, era descumprir a lei e ser passível de punição.


“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” ( Mateus 22:21) a sábia ordem do Mestre dos mestres, continuou a não ser respeitada até os dias de hoje. Sonegar impostos, na nossa cultura, ainda é uma forma de demonstrar “esperteza”, de “levar vantagem em tudo...”


Ninguém se envergonha de sugerir desconto ao comerciante, se dispensar a nota fiscal. Ninguém demonstra constrangimento em comprar artigos contrabandeados ( às vezes, até roubados) na convicção de estar fazendo um “ negócio da china...” Desvalorizar seu imóvel na declaração do I. Renda ou numa escritura de compra e venda é um hábito tão comum, que para muitos, deixou até de ser crime, quanto mais pecado...


Sonegar imposto é crime; e sonegar o dízimo, o que é? ( Ml. 3:8)


Dízimo não é pagamento. Dízimo é devolução do que não nos pertence a quem nos dá tudo.

INTENÇÃO

7 / 2 / 2011     

A aplicação da lei com relação a homicídios necessita sempre estabelecer se ele foi culposo ou doloso. A dificuldade, às vezes, está na possibilidade de comprovar a intenção de quem cometeu o crime.


Para os crimes dolosos – quando há intenção de matar – as penas são maiores e mais rigorosas do que as recomendadas para homicídios causados por imprudência, imperícia ou negligência.


Quando Jesus Cristo, no Sermão do Monte, interpretou a Lei Mosaica ( Primeiro citando: Ouvistes o que foi dito e depois afirmando: Eu, porém, vos digo ) Ele aprofundou o Mandamento que apenas dizia Não adulterarás.


O adultério não se configura apenas no ato. Ele se estabelece quando o coração aceita a idéia de transgredir a Lei. ( Mateus 5: 28 ).


Muitos cientistas, filósofos e pensadores já trataram do fato do cérebro poder ser invadido por estímulos externos que interferem e podem até alterar o raciocínio. Um destes filósofos dizia que um pensamento mau pode ser comparado a uma ave que pousa em nossa mente, sem que possamos evitar; o que podemos evitar é que ela faça ninho...


A substituição de um pensamento por outro é assunto de centenas de livros de auto-ajuda, que recomendam o chamado pensamento positivo.


Nós, cristãos, ficamos com a receita do apóstolo Paulo, que pode ser aplicada em muitas ocasiões, em que nossas mentes são invadidas por pensamentos que contrariam a vontade do Deus a quem servimos:


“ Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” ( Filipenses 4:8)