MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

29-04-2013 A U L A I N A U G U R A L


            O estudo que estamos fazendo sobre os múltiplos atributos de Jesus Cristo, nosso Senhor e Mestre, sempre nos leva a fazer considerações sobre as aplicações que eles provocam em nosso quotidiano.
            Nos dias de hoje, o ano letivo em todas as faculdades é aberto com a aula inaugural ministrada pela autoridade maior do estabelecimento.
            ( Houve um tempo, não muito longínquo, em que a chamada Aula Magna era privilégio de alguém denominado Magnífico Reitor...)
            Se nos reportarmos para o tempo de Jesus Cristo, vamos entender que logo depois de assumir a maioridade, Ele, que freqüentava com assiduidade a sinagoga aos sábados, tenha tido o privilégio de expor a Lei aos que lá estavam, leigos e doutores.
            Ao sentar-se para ministrar o ensino, após a leitura do Livro do Profeta Isaías, cujo texto Ele mesmo selecionara,( Isaías 61:1-3) Jesus de Nazaré surpreendeu a todos com a declaração: “ Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir”. ( Lucas 4:16-20)
            Em termos mais simples, Ele estava querendo dizer: Eu sou o Messias, o Ungido anunciado pelo profeta há cerca de quinhentos anos atrás.
            O escândalo provocado por esta declaração, considerada blasfêmia pelos que zelavam pelo cumprimento das Escrituras Sagradas é compreensível para nós, que sabemos da solenidade daquele momento.
            A partir daí, seus ensinamentos passaram  a ser entremeados de prodígios, sinais e milagres, que lhe davam oportunidade de anunciar a chegada do Reino de Deus entre nós, com poder e autoridade.
            Era, de fato, o momento solene da Aula Inaugural proferida pelo Mestre dos mestres, sobre o tema do Seu Ministério: O Reino de Deus!.