MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

05-12-2011 C R I T É R I O S

       Estamos no fim do ano e já começaram a surgir as primeiras avaliações e serem preparados os relatórios de tudo o que foi realizado.
       É possível que alguém faça, mas é muito difícil que conste num relatório, além dos fatos positivos e realizações de sucesso, o que deixou de ser feito ou que deixou a desejar.
       Assumir publicamente erros cometidos, então, é quase impossível.
       ( É muito conhecida a lógica da frase do técnico esportivo: “Eu ganhei, nós empatamos, eles perderam...”) O ego fala mais alto...
       Um humorista famoso cunhou este “ditado”, que se aplica a qualquer situação: “ Errar é humano; por a culpa nos outros, também...”
       É assim desde Adão. Ao ser interpelado sobre quem era responsável pela desobediência, ele transferiu a culpa para a mulher: “ A mulher que me deste por esposa, ela me deu do fruto da árvore e eu comi...” ( Gn. 3:12)
       Reconhecer seus erros e pecados é o primeiro passo para alguém ser perdoado e antecede ao arrependimento.
       “ Não sou digno que entres em minha casa...”( Mateus 8:8) – “ Se nalguma coisa defraudei alguém, restituo quatro vezes mais”( Mateus19:8) foram declarações feitas a Jesus Cristo, que pela sinceridade de seus autores, mereceram o elogio do Mestre, apesar de todos os erros cometidos.
       Este é o sentido da Parábola do fariseu e do publicano ( Lc. 18:9-14) que o Mestre propôs a seus discípulos e que exalta aquele que exerce autocrítica e se humilha, reconhecendo sua fraqueza e pequenez.
       “Nosce te ipsum” ( Conhece-te a ti mesmo) é um fundamento da filosofia para uma avaliação eficaz, lembrando: “ Bem aventurado é aquele que não se condena naquilo que  aprova”
( Romanos 14:22)