MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

23-12-2013 D E T A L H E S


           A medida que se aproxima o Dia de Natal, é muito comum as igrejas evangélicas lembrarem os detalhes que antecederam  o Advento, tais como a Anunciação, os Cânticos de Maria e de Isabel entre outros.
Os evangelistas Mateus e Lucas são ricos de detalhes, completando-se na intenção de demonstrar que nada do que aconteceu foi obra do acaso.
O que  pode evidenciar ainda mais o zelo do Senhor nosso Deus na execução do Plano de Salvação da Humanidade nos é narrado por eles, nos fatos que sucederam o nascimento do Filho de Deus.
Mateus e Lucas nos dão a certeza de que nada pôde impedir que o Salvador da humanidade pudesse sobreviver às artimanhas satânicas que foram usadas nesse período tão delicado.
Começando pela tentativa astuciosa de Herodes, querendo saber dos magos do Oriente quando e onde o menino Jesus havia nascido, pretextando querer adora-Lo.
Seu intuito verdadeiro era eliminar a ameaça que julgava existir ao seu status de rei dos judeus..A revelação que os magos tiveram os fez mudar seu caminho de volta e frustrou as intenções herodianas.
Por ordem angelical, José e sua esposa Maria foram instados a fugir para o Egito e a matança de crianças inocentes até dois anos de idade, ordenada por Herodes, não os atingiu.
Mesmo depois da morte de Herodes, o perigo ainda existia e José, com sua mulher e seu filho, retornaram para uma cidade da Galiléia, Nazaré.
( Esta foi a causa do preconceituoso Natanael, anos depois, não acreditar na Boa Nova que lhe foi anunciada. ( João 1: 43-51)
                         No Plano Divino, isto foi  apenas um detalhe...  

16-12-2013 C O R A G E M


            Quem tem o privilégio de ler o relato dos evangelistas Mateus e Lucas sobre o anúncio e o nascimento de Jesus Cristo não pode deixar de admirar a coragem de José e de Maria ao serem escolhidos para cuidar do Salvador da Humanidade.
            Sobre Maria, mãe de Jesus, muito já foi dito e até com exageros, próprios de quem ultrapassa o limite do respeito e da admiração e entra para o perigoso terreno da idolatria...
            Sobre José, todavia, poucas vezes é ressaltada e exaltada a sua coragem e obediência a Deus.
            Sua intenção de não execrar a mulher que desposara sem conhecer e  que tomara conhecimento de já estar ela grávida, por si só já demonstra uma firmeza de caráter inigualável.
            Sua atitude de preservar a mulher que Deus havia escolhido para ser a mãe do Messias, continua até o término dos tempos normais.
            O cumprimento da profecia sobre o nascimento virginal do Messias foi mantido.
            Sua ida a Belém, com sua mulher em estado adiantado de gestação, com todas as dificuldades inerentes de tempo e espaço para, obedecendo a lei dos homens, se alistar na cidade de seus pais, é outra demonstração de coragem e respeito.
            Com sua decisão, hoje podemos fazer uma comparação simples dos dois fatos: Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo, sendo o Filho Unigênito de Deus, é filho adotado de José.
Nós, nascidos em pecado, pela ação do Espírito Santo, fomos feitos filhos de Deus, por adoção em Jesus Cristo. Glória a Deus!