MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

terça-feira, 26 de abril de 2011

25-04-2011    ACREDITAR

A distância entre acreditar e ter fé pode ser comparada com a que existe entre nosso planeta e a estrela Alfa Centauro: incomensurável.
Não há como colocar, num mesmo recipiente, elementos incompatíveis. Acreditar é aceitar um fato, usando a razão. Ter fé – crer – é ter um sentimento que transcende o limite imposto pela lógica.
Cada vez mais cresce o número de “intelectuais”, em todos os meios de comunicação, à procura de explicações lógicas para fatos que não têm como serem classificados de “naturais”.

Por outro lado, é crescente também o número de “religiosos” que se achando donos da verdade, tentam criar novas “teologias” para explicar velhas perguntas sem resposta...

A capacidade do ser humano de pensar, em muitas ocasiões, pode levá-lo a enveredar por caminhos que não levam a lugar nenhum.

A frase Eu só creio no que vejo, tão repetida ainda nos dias de hoje, tida como demonstração de superioridade intelectual, pode levar uma pessoa a “ ver” o que não existe e “crer” no que alguém induziu seu cérebro a aceitar como verdade... Estão aí os ilusionistas e prestidigitadores para confirmar isso, usando técnicas que ultrapassam a barreira da visão e atingem o cérebro, que passa a aceitar como real, o que não existe...

O escritor da Carta aos Hebreus define fé como a convicção de fatos que se não vêem ( 11:1 b), não de coisas que pensamos ter visto. Paulo fala do tempo em que as coisas reais serão reveladas e, para nossa felicidade, não as veremos mais como em espelho ( I Co. 13:12) – imaginárias que são. É a isso que Jesus se refere quando censura Tomé, por sua incredulidade: “Felizes os que não viram e creram...”( João 20:24-29)