MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

29/10/97 A U.P.H. está começando outra vez a agir.

       Mãos à obra. Joelhos no chão. Que Deus nos ajude
       Há muito o que fazer. O tempo urge.
       Pensando nisso, domingo 26/10, após nossa reunião devocional, resolvemos preparar um plano de ação para o bimestre novembro – dezembro.
       A primeira providência seria nos reunirmos aqui às quartas-feiras, a partir das 18 horas, para orar.
       O presidente Cyro de Souza foi incisivo: “ Começamos já! Não dá para esperar!” Saímos para o culto das 19 horas, ainda sem definições, e qual foi a nossa surpresa ao ouvir a mensagem do rev. Edson Fernandes, pregador da noite, sobre Neemias e a reconstrução dos muros de Jerusalém.
       Era justamente a resposta que estávamos precisando!
       Os muros de Jerusalém estavam destruídos, as portas queimadas, o restante do povo não exilado exposto a toda sorte de perigos. 
       Neemias chorou copiosamente por longos dias ao saber daquela situação, mas não ficou estático, se lamentando.
       Neemias se poz de joelhos e orou ao Senhor!
       É isso que estamos fazendo a partir de hoje.
     ORAR – ORAR – ORAR: Eis a solução para problemas que achamos serem insolúveis.    
     ORAÇÃO antes da ação – ORAÇÃO durante a ação – ORAÇÃO depois da ação.
       Ficou em nosso coração a mensagem que o servo do Senhor nos trouxe no final do sermão: “Não é no ano que vem. Não é no mês que vem. Não é na semana que vem. É AGORA!”

V I T Ó R I A

       Há 14 anos atrás, no dia 29 de outubro de 1997, foi escrito o texto que se segue, para servir de motivação para a  Reunião de  Oração da UPH ( União Presbiteriana de Homens) , que   era presidida pelo irmão Cyro de Souza.
       Durante alguns anos, semanalmente, um texto era escrito, com base na temática da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, era lido na Reunião de Oração e comentado pelos presentes.
       Com a interrupção das reuniões, o texto passou a ser usado na Classe Dolores Silva da Escola Bíblica Dominical de nossa Igreja, com a autorização do Superintendente, Presbítero Marcelo Gripp, sendo enviado pelo correio para algumas pessoas que solicitavam.
       A partir de 2004, sem quebra de continuidade e sem repetição de texto, tem sido enviado pelo correio regularmente para alunos, ex alunos e outros irmãos na fé, que o solicitam.
       Mais recentemente, por desejo da responsável por este blog, ele é aqui transcrito, ampliando a possibilidade de proclamar as verdades do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a toda criatura, obedecendo à Sua ordem.
                                  ( Jerusalém, Judéia, Samaria, até os confins da terra)
       Pelo que chamamos, na intimidade da família da fé, Cristocidência, ele começou a ser escrito no mês da Reforma Protestante.
       É com as afirmações da Reforma que fechamos este texto:
SOLO CHRISTOS – SOLA GRATIA –SOLO FIDE – SOLA SCRIPTURA- SOLI DEO GLORIA
       A Ele, somente a Ele, seja dada toda Honra, toda Glória, todo Louvor.
Amém.

30-10-2011 V I T Ó R I A

       Nosso poeta Gonçalves Dias, num de seus poemas, afirmava: “A vida é combate que aos fracos abate e aos bravos, aos fortes, só pode exaltar...” e concluía: “Viver é lutar!”
 O apóstolo Paulo, em suas epístolas, esclarecia que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades. (Efésios 6:12)
      Nós não fomos escolhidos para vivermos esta vida somente em festas e eventos, conforme alguns ingênuos ainda tentam convencer aos que examinam pouco as Escrituras Sagradas.
       O Mestre sempre alertou seus discípulos: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo!” (João 16:33 )
       Nas cartas às Igrejas da Ásia Menor, Jesus Cristo revela ao discípulo amado os prêmios, que estão reservados aos que perseverarem diante das provações. ( Apocalipse capítulos 2 e 3)       Palavras de estímulo, elogios, censuras, correções e admoestações, todas feitas em amor, dão a dimensão do cuidado que Ele tem conosco, apesar de todas as nossas fraquezas.
       Todas elas terminam com a promessa do galardão ( prêmio), que será entregue aos salvos por Cristo Jesus na Grande Festa, no Último Dia.
       É com esta certeza de vitória que termina o hino Castelo Forte, que o servo Martinho Lutero compôs há exatamente 494 anos atrás, quando teve que enfrentar as forças malignas, que tentavam impedir a volta da Igreja de Cristo ao Primeiro Amor: “ Se temos de perder, família, bens, prazer,
       Se tudo se acabar
              E a morte enfim chegar,
                   Com Ele reinaremos!”