MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

CRONICAS SEMANAIS

=====================
03 / 01 / 2011 ESCOLHAS


Ao dar à Sua criatura inteligência, o Criador lhe deu capacidade de optar. Não sendo um andróide, que reage sempre da mesma forma aos mesmos estímulos, o ser humano tem condições de fazer escolhas em todas as áreas em que vive.
Sua inteligência, porém, é limitada e a criatura extrapola, chegando a imaginar-se igual ao seu Criador.
Alguns chegam até a tentar negar que existe um Ser supremo, que os criou juntamente com todo o Universo, o que equivale a dizer que negam a sua própria origem e não têm explicação para suas próprias existências...
Outros tentam criar em suas mentes a possibilidade da existência de muitos deuses, de poderes específicos, mas limitados, atuando somente em suas áreas; neles estão situados os adorados pelos povos antigos ( ar, terra, água e fogo) e também os deuses adorados pelos que se dizem modernos ...
Ao se revelar a Abraão, o Deus verdadeiro, Criador do Universo, o escolheu para dar origem a um povo especial, diferente dos que já existiam.
Foi colocada nele a idéia da existência de um só Deus, Onipotente, Onipresente, Onisciente, Transcendente e Imanente.
A esse sentimento damos o nome de Fé.
Séculos depois, um descendente de Abraão, que vivia entre egípcios, adoradores de muitos deuses, teve um encontro com o Deus Único e Verdadeiro e foi por Ele vocacionado, para libertar seu povo e leva-lo para a terra que já havia sido prometida. A Moisés foi dada a responsabilidade de dar ao seu povo a chance de escolher: Liberdade ou escravidão. Deus ou “deuses”. Vida eterna ou morte eterna.
Ainda hoje, esta possibilidade existe. A escolha é sua.






10 / 01 / 2011 NOMES


A escolha do nome de um filho, nos dias atuais, não é motivo de muitos cuidados. O nome pode ser uma homenagem, um jogo de palavras, ou uma simples repetição de um nome famoso da atualidade.
Os judeus, de quem herdamos muitos hábitos e tradições, tinham o objetivo de atribuir aos seus filhos, nomes que significassem o que desejariam que eles fossem. O nome era o que a pessoa era ( ou deveria ser).
A preocupação do patriarca Moisés em saber com quem estava falando, levou-o a perguntar a Deus como deveria se referir a Ele, quando fosse interpelado pelo seu povo. ( Êxodo 3: 14)
EU SOU define quem Ele é.
O nome de Deus é de tal importância que não pode ser usado levianamente. Tomar o nome de Deus em vão, ou seja, usá-lo sem necessidade ou pior ainda, com objetivos fúteis ou escusos, faz parte das proibições que a criatura tem com relação ao Seu Criador. ( Êxodo 20:7)
O cuidado de não usar o nome de Deus em vão levou o povo judeu a torná-lo impronunciável. Os judeus usam atributos de Deus para se referir a Ele. Rafá, Nissi, Jiré, entre outros, são nomes que o povo usa para substituir o nome impronunciável do El-Shadday ( Todo Poderoso)
Assim também aconteceu com o Filho de Deus. O profeta Isaías enunciou antes do Seu nascimento, os nomes pelos quais Ele seria conhecido: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Foi o anjo Gabriel, porém, que revelou a Maria que nome seria dado a seu filho: Seu nome será Jesus, que significa O Salvador, porque Ele O é.
Ele mesmo, quando necessário, se identificou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Antes que Abraão existisse, Eu Sou!”(João 8:58)




17 / 01 / 2011 DESCANSO


Os meses de janeiro e fevereiro, em nosso país, são tradicionalmente dedicados às férias escolares e por extensão, muitas outras categorias de trabalhadores interrompem seus afazeres para descansar.
Quando termina o período de descanso, todos voltam a suas atividades, para terminar algo que ficou incompleto, melhorar algum detalhe que pode ser melhorado, ou refazer o que não foi bem feito.
Muitas pessoas, mesmo em férias, não conseguem descansar, com a preocupação de retornar ao trabalho quotidiano, até por se acharem indispensáveis...
Quando o escritor do livro do Gênesis cita o descanso de Deus depois da Criação do Universo, a idéia de descanso era de sensação de satisfação diante da obra concluída. Nada mais precisa ser feito.
É esta sensação de paz interior, inexplicável para alguns, que o artista usufrui ao ver sua criação concluída.
Este deve ter sido o sentimento de Jesus Cristo, na cruz do Calvário, ao concluir Sua Missão Redentora de morrer em lugar de todos os pecadores que se arrependem, tipificados pelo malfeitor que estava a seu lado.
Tudo está consumado! Disse Jesus e, entregando Seu espírito, descansou.
O lugar de descanso eterno que as Escrituras Sagradas prometem para os que reconhecem Jesus Cristo como o Filho de Deus, está descrito no Livro do Apocalipse, a partir do capítulo 21.
Nele estaremos todos nós, depois de dizer, como Paulo, sentindo que sua missão havia sido cumprida: “ Combati o bom combate; encerrei a carreira. Guardei a fé.” ( II Timóteo 4:7)

domingo, 2 de novembro de 2008

E B D ( ACRÓSTICO)

Eram crianças abandonadas
Sem sonhos, sem destino,
Correndo e dormindo nas calçadas...
O que fazer por estes meninos?
Levá-los para um abrigo, dar-lhes pão,
Alimento para o corpo tão somente


Bastaria? Certo que não.
Instruir, educar, dar-lhes presentes,
Balas doces, alguns brinquedos,
Livros de histórias, com muitas figuras,
Incentivando o gosto da leitura;
Criança gosta e aprende cedo...
Além da escola, o que mais faltava?


Durante a semana, seguindo a rotina,
O jovem Raykes, aos jovens ensinava
Matérias básicas, que toda escola ensina.
Inda falta o principal, ele pensava.
Nasceu, na sua mente, a idéia genial,
Inspirada por Deus e que até hoje perdura:
Criar a Escola Bíblica Dominical,
A fim de estudarem juntos a Santa Escritura,
Levando o Evangelho a toda criatura.

Minha Mensagem de vida

Confirmando–se em minha vida, as promessas feitas a Ciro, no livro do Profeta Isaías:


“Eu irei adiante de ti, abrirei portas de bronze e trancas de ferro, para Que saibas que eu sou o teu Deus, que te chama pelo teu nome”.Is:45.2 Oh! Glória!



Nos momentos de provação maior, como nos momentos alegres, eu sempre senti a mão bondosa do Senhor, dirigindo meus passos e nada me faltando. Aleluia!


Creio que sou uma referência da Predestinação do Senhor, numa vida.


Realmente, é assim que me sinto quando dou uma olhada nos caminhos por onde passei e nas Bênçãos que recolhi. Só tenho muito a agradecer.


Minha vida não teria sentido sem essa perspectiva de muita gratidão, especialmente pelo dom da vida, que é mais uma dádiva do Senhor.


Aproveito para agradecer, primeiramente a meu Deus, por já ter
completado 7 décadas de existência e agora por poder, pela misericórdia divina, ter meu Blog, para poder sempre que possível testemunhar do Amor do Senhor, na minha vida. Marlene Mandarino Alves

Foto tirada
 pela Elenice Arruda,
do Prédio onde moro,
na Primavera de 2008

Mulher Presbiteriana de 2004

Quem a ouve falar, com voz meiga e suave,
Tem uma falsa impressão de fragilidade
Não tem idéia da sua capacidade
Do pensamento rápido e da rápida solução
Para os problemas que a vida traz
Sua forma carinhosa de tratar as pessoas,
Ouvindo mais do que falando,
Sempre presente nos momentos de dor,
Braços sempre abertos, ombro disponível
Para quem busca onde recostar
Tem sempre uma palavra de consolo
Para o sofrimento alheio
Pela experiência dos próprios sofrimentos
Mulher forte, guerreira da paz,
Transmite esperança
A quem mais nada espera...
Vencendo desafios, com fé inabalável,
Sua vida é testemunho do Amor de Deus
Não é preciso fazer um poema p’ra você
Você já é poesia viva, em nossas vidas
Para Marlene Mandarino Alves
Mulher Presbiteriana de 2004
Autor Edno Gonzaga Alves