MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

12-05-2014 M E L H O R E S BD O N S

  

              Faz parte da natureza humana a preocupação de ser o melhor. Estão aí, por exemplo, as disputas entre as equipes de futebol do mundo inteiro e as Olimpíadas, eventos que se realizarão em nosso país em 2014 e 2016 respectivamente, para confirmar este fato.
            Na igreja de Corinto, no tempo do apóstolo Paulo, não era diferente.
            Havia entre os cristãos uma procura exacerbada pelos melhores dons, infelizmente talvez, mais para exibi-los do que para exercê-los.
            Nesse contexto, na há muita diferença entre aquela época e a nossa...
            Quem lê as cartas do apóstolo Paulo aos membros da igreja de Corinto percebe claramente este fato.
            Foi necessário que Paulo “enquadrasse” os membros daquela igreja, para colocá-los em condições de entender o verdadeiro sentido e objetivo dos dons com que o Espírito Santo presenteia os que Ele escolhe.
            Antes de escrever o maior poema de todos os tempos sobre o Dom Supremo – o Amor – Paulo já havia feito um preâmbulo, que em nossas Bíblias ocupa todo o capítulo 12 da I Carta aos Coríntos, citando alguns dons espirituais que eram alvo das preferências dos membros daquela igreja.
            O detalhe é que ele continua falando sobre o assunto nos capítulos seguintes, sem solução de continuidade.
            O poema do Amor, no capítulo 13, tem prosseguimento com a aplicação prática dos dons que o Espírito Santo nos concede, que vai até o final do capítulo 14.
O que importa é guardar o que Paulo escreveu: Os dons, maiores ou menores, todos são dados pelo Espírito Santo a quem Lhe apraz, sempre para fim proveitoso. ( I Coríntios 12: 4-7 )