MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

sábado, 1 de outubro de 2011

03-10-2011 U N I D A D E

       Quem acompanha o noticiário dos meios de comunicação chega a lastimar a grande oportunidade perdida pelas lideranças religiosas cristãs na visita do líder católico à Alemanha.
       A intransigência de ambas as partes – católicos e protestantes – impediu que um primeiro passo fosse dado para o restabelecimento da unidade entre aqueles que se apresentam como seguidores de Jesus Cristo.
       A estratégia do inimigo – Dividir para enfraquecer – continua dando resultado e torna difícil o diálogo, com perda para todos, que se apresentam como donos absolutos da verdade.
       Quando lemos o Livro de Atos dos Apóstolos ( que já disseram também poderia ser intitulado Atos do Espírito Santo) ficamos maravilhados com os milagres que se sucederam após o Pentecostes, narrados por Lucas numa linguagem clara e repleta de detalhes.
       Ele enumera em Atos 2: 1-12 os atingidos pela ação poderosa do Espírito Santo, com o restabelecimento da comunicação perdida na torre de Babel, cada um ouvindo a mensagem divina em sua própria língua ( e não em “línguas estranhas”...)
       Partos, medos e elamitas, os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto, Ásia, Frigia, Panfília, do Egito, das regiões da Líbia nas imediações de Cirene, romanos que residiam em Jerusalém, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, todos foram alvo da unificação que converteu cerca de três mil pessoas de uma só vez e que transformou para sempre suas vidas. O que causa maior perplexidade a quem lê este relato é o comentário feito por Lucas: “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum” ( 2:44)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

25-09-2011 S A C R A M E N T O S

        Uma das conclusões importantes a que o monge agostiniano Martinho Lutero, estudioso e professor de Bíblia, chegou é que somente dois são os sacramentos: Batismo e Eucaristia.
       Os sacramentos são, conforme sabemos, os sinais visíveis da união de Cristo com a Sua Igreja.
       O primeiro, precedido de confissão de fé, tem um exemplo claro no encontro de Filipe com o oficial da rainha de Candace.( Atos 8:26-38)
       Instado pelo Espírito Santo, Filipe deixa Samaria sem hesitar e vai para a estrada, onde se encontra com um desconhecido viajante e depois de explicar-lhe o texto que ele lia e não entendia, anuncia-lhe as Boas Novas.
       Uma cerimônia simples é realizada e mostra o que é preciso para ser incluído no Livro da Vida.
       O oficial confessa que crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus e é batizado com água. 
       A confissão – ou declaração, profissão de fé - é explícita, a mesma feita por Simão Pedro a Jesus de Nazaré, narrada por Mateus ( 16:16)
       No Batismo de Jesus, narrado pelo mesmo Mateus, a voz do Senhor Deus é ouvida por todos e é proclamado: Jesus é o Filho de Deus! ( 3:13-17)
       Reconhecendo Jesus Cristo como Único Mediador entre Deus e nós, pecadores arrependidos, confessamos a Ele nossos pecados e somos selados pelo Espírito Santo, representado pela água com que somos batizados.
      Podemos, então, participar do Segundo Sacramento, a Eucaristia, sendo incluídos na Nova Aliança de Deus com Seu povo, anunciada pelo profeta Jeremias. ( Jr. 31:31-34) e confirmada pelo próprio Senhor Jesus na Ceia Pascal. ( Mateus 26:28)