MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

26-05-2014 A N T A G O N I S M O


           
             O intuito do apóstolo Paulo ao escrever suas epístolas, em muita oportunidades, foi de exortar seus leitores a manterem uma postura condizente com a fé que professavam.
            Ele sabia como isso era difícil, pois ele próprio travava batalhas pessoais consigo mesmo, a ponto de confessar que o bem que queria, não conseguia fazer, mas o mal que não queria, esse estava sempre presente...
            Essa é uma batalha milenar, que o cristão trava a todo instante, todos os dias, durante toda a sua existência.
Somente pela ação do Espírito Santo pode se conseguir vitória, mas as batalhas não cessam, porque, já disse um filósofo, o maior inimigo do homem é o próprio homem...
            É com este pensamento que Paulo escreve aos cristãos da Galácia, mostrando o antagonismo entre as “obras da carne” e o fruto do Espírito.
            A partir do momento em que o Espírito Santo passa a habitar em nós acontece uma verdadeira transformação de filosofia de vida, que transparece aos que nos cercam.
Este fenômeno, Paulo esclarece, pode ser enunciado em síntese, como sendo fruto da ação do Espírito Santo em nossos corações e mentes.
            Ele enumera no capítulo 6 desta carta, algumas das chamadas “obras da carne”, para imediatamente se lhes contrapor os sentimentos que são gerados pela ação do Espírito Santo.
            Se os dons espirituais são presentes do Espírito Santo para serem usados pelos Seus escolhidos na propagação do Evangelho de Cristo Jesus, os sentimentos fruto da ação do Espírito Santo autenticam Sua presença em nós.
             Por isso, preconiza Paulo, enchei-vos do Espírito Santo ( Ef. 5:18)