MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

24-02-2014 D O N S



24 / 02 / 2014                               DONS

            Existem palavras que são usadas como se significassem a mesma coisa, mas que se suas origens forem pesquisadas, mostram a diferença entre elas. É o caso de dom e talento.
            Parece, à primeira vista, que são sinônimas, mas uma rápida consulta ao dicionário nos dá condição de diferenciá-las.
            Talento, diz o Aurélio, é qualidade inata, habilidade em alguma área ou setor para executar alguma coisa. ( É também, moeda antiga, de bastante valor...)
            Dom, ou dons, são doações que capacitam alguém para determinada ação.  Aí aparece a pergunta: Doação, de quem para quem?
            Uma forma de procurar entender a diferença é lembrar ( quem teve o privilégio de ter visto) ou procurar ver o filme Amadeus e tirar conclusões, embora não fosse esse o objetivo de seus produtores.
            O enredo do filme conta a história de um músico famoso em sua época, que tinha inveja de outro, que lhe era muito superior.
            Um deles, Salieri, tinha talento para a música. O outro tinha o dom: Amadeus Wolfgang Mozart.
            As Escrituras Sagradas mostram, principalmente no Novo Testamento, uma relação de dons espirituais que são distribuídos pelo Espírito Santo de Deus a quem Lhe apraz, como e quando Lhe apraz.
            Foi o Espírito Santo quem capacitou Simão Pedro, por exemplo, um pescador iletrado, a enfrentar os doutores da Lei de sua época, com intrepidez e coragem ( que também são dons...) para proclamar as Boas Novas de Salvação em Cristo Jesus. ( Atos 4:1-22)

            Ainda hoje os dons do Espírito nos capacitam para a Sua obra.