MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15-08-2011 - A F I N A Ç Ã O

A melhor comparação para definir o povo de Deus talvez seja a de que somos uma imensa orquestra.
De fato, uma das maiores maravilhas com que o Criador nos presenteou é a música. Ela está presente em toda a natureza, no sopro do vento, no mover das águas, no canto dos pássaros, mas principalmente em nós, suas criaturas.
É por esta razão que muitos dizem que aqueles que conseguem produzir sons agradáveis ao ouvido humano, seja com instrumentos de cordas ou de sopro ( há quem use até vasilhas com água, ou peças de metal...) possuem o que chamam dom musical. Os mais bem dotados conseguem usar a própria voz como instrumento...
Há, porém, uma condição fundamental na produção de sons que sejam considerados musicais: é a “afinação” do instrumento.
Não existe nada mais irritante que um instrumento musical, por melhor que seja, sendo usado sem estar previamente afinado.
É com esta idéia que somos comparados a uma grande orquestra, selecionada, preparada, ensaiada e regida pelo Supremo Maestro que a usa para o Seu louvor.
É também verdade que, em muitas ocasiões, Ele precisa “nos afinar” para sermos usados e o louvor seja agradável aos seus ouvidos...
Palhetas, metais, cordas, percussão, não importa que instrumento possamos ser. Pícolo ou tuba, violino ou contrabaixo, não importa o tamanho; estamos todos afinados pelo diapasão da fé que nos une, para louvar o nosso Deus, executando a partitura que a Bíblia Sagrada nos apresenta, anunciando sempre a mesma mensagem musical: JESUS CRISTO É O SENHOR!

domingo, 14 de agosto de 2011

ÁRVORES E FLORES DE SANTA CATARINA

       
Flores Símbolos do Brasil
2º Estado de Santa Catarina   
FLÔR: Laélia Purpurata - ORQUÍDEA     
A Laélia Purpurata foi descoberta por François Devos em 1847, tendo-a encontrado em abundante quantidade no litoral da então Província de Santa Catarina, e exportada para a Bélgica e Inglaterra. Nas décadas de 1920 a 1940 a Laélia foi exportada, através de Florianópolis, sendo Santa Catarina considerada o maior exportador de Orquídeas do Brasil, associando-se o nome desta flor, em termos nacionais, ao nosso Estado. Em 13 de dezembro de 1983, o então Governador Esperidião Amin Helou Filho assinou o Decreto n. 20.829 que “Identifica o taxon Laélia Purpurata Lidley variedade purpurata como Flor Símbolo do Estado de Santa Catarina
                                                       ÁRVORE SÍMBOLO - IMBUIA  


Com a árvore símbolo de Santa Catarina, a história não foi diferente. A Imbuia, considerada uma árvore de madeira nobre, foi explorada também quase até o seu final e também consta da lista das espécies ameaçadas de extinção. Foi considerada a árvore símbolo de Santa Catarina por ser uma espécie que ocorria em todas as formações florestais do estado, ou seja, de norte a sul e de leste a oeste de Santa Catarina havia imbuias. Infelizmente esta não é mais a realidade e poder observar uma imbuia no meio da mata é um fato raro.
Para resgatar um pouco dessa dívida da sociedade para com a natureza, a Apremavi produz e planta mudas dessas árvores símbolo, com o objetivo de que pelo menos existam alguns espécimes a mais em nossas matas e que se possa contribuir com a sobrevivência das mesmas.
Também é por esse motivo que a Apremavi instituiu o Prêmio Imbuia homenageando pessoas e instituições que tem se destacado no trabalho em defesa da natureza.