MOTIVO DA EXISTÊNCIA DO BLOG

O motivo fundamental da existência do meu Blog, é divulgar os textos que meu marido Edno escreve toda semana, tendo como fonte a temática da nossa Igreja.

Que Deus nos abençoe!

quinta-feira, 31 de março de 2011

IMPOSTOS

14 / 02 / 2011

Desde o tempo do Brasil colônia que o povo brasileiro tem cultivado uma postura de resistência a pagamento de impostos e tributos.


Talvez a maior demonstração desta resistência tenha sido o episódio chamado pelos historiadores de Inconfidência Mineira, de triste memória...


Realmente, ninguém fica feliz em pagar imposto ou tributo, mesmo que imagine que ele possa ser bem aplicado, em benefício da coletividade....


O que não é possível negar, todavia, é que sonegar imposto é uma forma de apropriação indébita, ou dizendo claramente, furto.


A intenção de colocar Jesus Cristo num dilema estava clara na pergunta que lhe foi feita: “É licito pagar tributo a César?”( Mateus 22:17)


Para o judeu, concordar era admitir o senhorio do imperador romano; negar o pagamento, era descumprir a lei e ser passível de punição.


“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” ( Mateus 22:21) a sábia ordem do Mestre dos mestres, continuou a não ser respeitada até os dias de hoje. Sonegar impostos, na nossa cultura, ainda é uma forma de demonstrar “esperteza”, de “levar vantagem em tudo...”


Ninguém se envergonha de sugerir desconto ao comerciante, se dispensar a nota fiscal. Ninguém demonstra constrangimento em comprar artigos contrabandeados ( às vezes, até roubados) na convicção de estar fazendo um “ negócio da china...” Desvalorizar seu imóvel na declaração do I. Renda ou numa escritura de compra e venda é um hábito tão comum, que para muitos, deixou até de ser crime, quanto mais pecado...


Sonegar imposto é crime; e sonegar o dízimo, o que é? ( Ml. 3:8)


Dízimo não é pagamento. Dízimo é devolução do que não nos pertence a quem nos dá tudo.

Nenhum comentário: